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Campo DCValorIdioma
dc.contributorFOUSPpt_BR
dc.contributor.authorSpínola, Rogério de Mesquita-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Ercilia-
dc.date.accessioned2020-10-10T22:24:11Z-
dc.date.available2020-10-10T22:24:11Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationSpinola RM e Araujo ME. Manual de Técnicas Pedagógicas para Educação em Saúde Bucal. BBERH FOUSP, 2020pt_BR
dc.identifier.isbn9786557870082-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/106-
dc.descriptionO Manual de Técnicas Pedagógicas para Educação em Saúde Bucal é um produto educacional fruto da dissertação de mestrado intitulada “A construção de um manual de técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal e a criação de um repositório de projetos educativos”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O conteúdo deste manual surge a partir de uma pesquisa de campo descritiva com análise bibliográfica de natureza quantitativa - levantamento de dados - e com observação direta e indireta de naturezas qualitativa, dos trabalhos de conclusão de curso na modalidade relato de experiência dos estudantes do curso técnico em saúde bucal da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, da Prefeitura de São Paulo, escritos entre os anos de 2007 e 2018. Nesse período, os estudantes realizaram 217 projetos educativos em saúde bucal em espaços sociais com crianças, adolescentes, adultos e idosos, visando a promoção e a prevenção de doenças bucais, através de atividades educativas com variadas técnicas pedagógicas. O percurso histórico da produção de conhecimento e o exercício educativo vivenciados também subsidiaram a construção deste manual. Durante todo o tempo, o autor supervisionou os trabalhos, e, no presente manual, assume juntamente com a autora, a função de escolher as técnicas pedagógicas e redigi-las. Sabe-se que a busca por opções metodológicas nas atividades de educação em saúde bucal tem sido uma prática continuamente realizada pelos profissionais da equipe de saúde bucal, como cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal. As diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da promoção da saúde bucal preveem a realização dessas ações educativas para todos os ciclos de vida. Porém, muitas vezes essa demanda apresenta-se de forma desafiadora para os profissionais envolvidos, que têm que planejar e agir, por vezes sem recursos materiais adequados e ainda tomados por conceitos e hábitos de uma práxis educativa carente de atualização. Na perspectiva de obter resultados práticos de retenção dos conteúdos, envolvimento, motivação, participação e interação dos indivíduos, a educação em saúde bucal deve seguir rumos que a aproximem da pedagogia construtivista, que trabalha sob a perspectiva da construção dos saberes através das experiências e vivências. Para tanto, é necessário o estabelecimento de vínculos entre os profissionais e os indivíduos, para que no contexto dessa relação seja construído o conhecimento, que deve ser baseado em situações do cotidiano, com linguagem simples, visão crítica da realidade e ambiente acolhedor. A prática educativa apresenta elementos facilitadores e dificultadores. Determinar os caminhos a serem tomados na prática educativa passa pela escolha de estratégias que facilitem o processo de trabalho. Para isso, este manual traz uma seleção de variantes pedagógicas que objetivam trazer soluções cotidianas, instrumentalizando os profissionais da equipe de saúde bucal e a quem mais interessar. Serão apresentadas técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal para prevenção dos principais agravos em saúde bucal como cárie dentária, periodontopatias, maloclusões e câncer bucal, em função do público-alvo a ser atingido, podendo estas serem usadas para mais de um objetivo. Para cada tipo de agravo em saúde bucal ou tema relevante relacionado à promoção da saúde bucal, foram elaborados roteiros para o desenvolvimento na prática da atividade educativa, incluindo estratégia pedagógica, descrição detalhada desta, e outros tópicos que contribuam no processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Odontologia da USPpt_BR
dc.subjectEducação em Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectPrevenção em Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectTécnicas Pedagógicaspt_BR
dc.titleManual de Técnicas Pedagógicas para Educação em Saúde Bucalpt_BR
dc.typeBookpt_BR
usp.autorprincipal.emailrogeriospinola@usp.brpt_BR
usp.autorprincipal.nusp101860689pt_BR
fousp.format.colorColoridopt_BR
fousp.format.originalDigitalpt_BR
fousp.publisher.localBrasilpt_BR
fousp.resumoEste manual é resultado da pesquisa e da intervenção do escritor relacionados a dissertação de mestrado intitulada “A construção de uma manual técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal e a criação de um repositório de projetos educativos”, que foi baseada na experiência, no campo da educação em saúde bucal, de estudantes do curso técnico em saúde bucal da EMEPSP Prof. Makiguti da Prefeitura do Município de São Paulo, que realizaram 217 projetos educativos, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, em escolas públicas, ONGs, abrigos, associações e instituições de longa permanência para idosos, dentre outras. Os temas abordados foram a prevenção dos agravos cárie dentária, periodontopatias, maloclusões, câncer bucal e a discussão da relação entre a dieta e as doenças bucais. Os resultados mostraram que a maioria dos projetos foram realizados em escolas públicas com crianças de 0 a 14 anos, e que os temas cárie dentária e relação dieta-doenças bucais foram os temas mais abordados. No que concerne às técnicas pedagógicas adotadas, a pesquisa revelou que o método lúdico foi o mais utilizado. Este manual coletou 47 técnicas pedagógicas que os estudantes utilizaram e as roteirizou, apontando seus objetivos e suas indicações, dentre outras características, com abordagem dentro da perspectiva da valorização das vivências e experiências dos sujeitos.pt_BR
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