Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | FOUSP | pt_BR |
dc.contributor.author | Munhoz, Luciana | - |
dc.contributor.author | Arita, Emiko Saito | - |
dc.contributor.author | Moreira, Lucila M. Y. Akinaga | - |
dc.contributor.author | Costa, Claudio | - |
dc.contributor.author | Ecard, Weslaine C. Pinheiro Rocha | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira | - |
dc.contributor.author | Cesarino, Evandro José | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Jessica | - |
dc.contributor.author | Moura, Thaís Andréa de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Elchin, Cintia Baena | - |
dc.contributor.other | Bandeira, Ana Maria Bezerra | - |
dc.contributor.other | Freitas, Danielle Amaral | - |
dc.contributor.other | Tracera, Gisele Massante Peixoto | - |
dc.contributor.other | Silva, Ivson Bezerra | - |
dc.contributor.other | Santos, Janaina Luiza dos | - |
dc.contributor.other | Soares, Mônica Regina Pereira Senra | - |
dc.contributor.other | Oliveira, Naiane Matos | - |
dc.contributor.other | Silva Filho, William José e | - |
dc.contributor.other | Tracera, Amanda Massante Peixoto | - |
dc.contributor.other | Moraes, Karoline Rodrigues | - |
dc.contributor.other | Gomes, Larissa Lima | - |
dc.contributor.other | da Silva, Lilian Soares | - |
dc.contributor.other | Mascarenhas, Ralphilane Mary de Mendonça | - |
dc.contributor.other | Araújo, Camila Castro | - |
dc.contributor.other | Silva, Felipe Santos | - |
dc.contributor.other | Santos, Ingrid Garcia | - |
dc.contributor.other | Souza, Itayany de Santana Jesus | - |
dc.contributor.other | Contreras, Jean Carlos Zambrano | - |
dc.contributor.other | Pereira, Jennifer Santos | - |
dc.contributor.other | Teixeira, Jéssica Cristina Caretta | - |
dc.contributor.other | Ramalho, Matheus Almeida | - |
dc.contributor.other | Pereira, Olavo Gomes | - |
dc.contributor.other | Guglielmi, Rodrigo Italo Sauerwein | - |
dc.contributor.other | Löbell, Rose | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T16:47:21Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T16:47:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | Munhoz L, Moreira LMYA, Arita ES, Costa C, Freitas DA, Tracera GMP, et al. Coordenação: Bandeira AMB. E-book interativo: Guia prático: revisão sistemática da ideia à publicação. São Paulo: FOUSP;2021. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786557870303 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/121 | - |
dc.description | Ebook integrativo com instruções para o desenvolvimento de revisões sistemáticas complementado com links externos e vídeos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 1;1 | - |
dc.title | Ebook interativo guia prático Revisão Sistemática da Ideia a Publicação | pt_BR |
dc.title.alternative | Revisão sistemática - Construção colaborativa - 2021 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
usp.autorprincipal.email | dra.lucimunhoz@usp.br | pt_BR |
usp.autorprincipal.nusp | 3641161 | pt_BR |
fousp.format.color | Colorido | pt_BR |
fousp.format.original | Digital | pt_BR |
fousp.publisher.local | Brasil | pt_BR |
fousp.resumo | 1. Motivação e Objetivos O distanciamento social instaurado devido à pandemia do COVID-19, e a ausência de perspectiva de sua resolução, provocou a necessidade crescente dos alunos de pós-graduação a substituírem seus projetos de pesquisa para revisões sistemáticas de maneira relativamente rápida. Inicialmente, seguindo uma jornada de vários encontros com assuntos diversos pertinentes ao currículo da pós-graduação da FOUSP, por requisição dos próprios alunos aos seus representantes discentes e promovidos pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), foram criados encontros denominados de "Revisão Sistemática, da ideia à publicação" nos quais o objetivo principal foi transmitir informações sobre revisões sistemáticas de forma que os alunos pudessem aplicá-las imediatamente. O curso apresentou 2 turmas consecutivas com grande adesão por parte de alunos de pós-graduação de todo o Brasil. Entretanto, houve limitações quanto ao número de alunos inscritos devido à capacidade do Google Meeting, ferramenta utilizada para a realização destes encontros. Por conta disso, e com o desejo de alcançar outros pós-graduandos, os próprios alunos do curso uniram-se para construir um e-book prático, com informações diretas e em linguagem voltada para este público. 2. Materiais e Métodos Alunos e professores de diversas partes do Brasil (FOUSP, HESFA/UFRJ, FORP, UFS, UFF, UNICAMP, UFJF, UFPB, UEFS, UNIFACS, UESB, UFSCar, UFAL, UPM, UFG, UNIVAP, UEPA, UFPE, FGV, UFSM) participaram da elaboração o e-book. Foram criados dez grupos de WhatsApp para realizar a comunicação e divisão das tarefas : 1- revisão textual-português, 2- busca de figuras livres de direitos autorais, 3-organização de fotografias da equipe de execução, 4-construção de esquemas didáticos interativos, 5-formatação do texto, realização da curadoria de vídeos, 6- gravação de podcast, 7- organização das referências bibliográficas, 8-desenvolvimento o design do ebook e interatividade, 9-busca dos trâmites para registro e publicação do e-book, 10-pesquisas da bibliografia de suporte e relato sobre os tipos de gerenciadores de referências. Ferramentas online para escrita colaborativa foram empregadas como o Google Docs, Word Online da Microsoft 395 e o Canva. Os textos foram escritos por vários autores das diferentes instituições e organizados em um único documento, que foi revisado e editado para que tivesse a devida coesão. Foram inseridos links de videoaulas de curta duração em cada capítulo para potencializar o ensino - aprendizagem. Os vídeos foram gravados com informações gerais sobre os principais tópicos, editados pelos próprios alunos usando o movie maker inserindo as vinhetas de abertura e fechamento com a música criada especialmente para esse produto técnico-científico, hospedados como não listado no canal do YouTube Revisão Sistemática. https://www.youtube.com/channel/UC7RQye-YsRrh0myBfl2kxSQ . 3. Resultados Foi produzido um ebook com 17 links clicáveis de vídeos e 15 capítulos interativo. Durante os encontros síncronos do curso de difusão que inspirou a construção do ebook, foram realizadas revisões sistemáticas que foram submetidas (e posteriormente aceitas em revistas de qualis A). As informações demonstradas quanto à execução destas, tanto teóricas como práticas, sites úteis e outros conhecimentos como dicas úteis ligados às revisões sistemáticas foram disponibilizadas em forma de texto. Espera-se que alunos de pós-graduação de todo o Brasil e outros países de língua portuguesa possam ter acesso a ele, tanto ao texto quanto ao conjunto de vídeos gravados, e possam utilizar as informações providas para construir revisões sistemáticas ou no mínimo utilizar os conhecimentos básicos providos para aprofundar seus estudos sobre o assunto. 4. Considerações Finais A execução de uma revisão sistemática é uma forma organizada de busca literária útil na confecção de teses, dissertações e artigos científicos e passíveis de publicação em revistas especializadas de qualidade. São úteis na tomada de decisões quando bem-feitas. A linguagem utilizada no ebook, a fim de fidelizar o público-alvo "de aluno para aluno" tem por objetivo desmistificar a execução de uma revisão sistemática, muitas vezes prejulgada como dispendiosa. Os meios digitais de comunicação e edição de texto colaborativos fizeram possível a integração de diferentes instituições promovendo a disseminação de conhecimento no meio acadêmico. Este ebook foi mais do que apenas uma publicação acadêmica. Foi uma corrente que integrou pesquisadores, alunos de pós-graduação com o objetivo de ajudar uns aos outros e tornar o assunto acessível para todo e qualquer aluno ou professor. Partiu de encontros "de alunos para alunos" apoiado pelo departamento de Cultura e Extensão da FOUSP como resposta à demanda e necessidade de apoio aos alunos de pós-graduação que durante a pandemia necessitavam de acesso à não somente conhecimentos diversos como meios de socialização e manutenção da vida acadêmica ativa, mesmo que remotamente. | pt_BR |
fousp.descritor | Revisão Sistemática | pt_BR |
fousp.descritor | Aprendizado Colaborativo | pt_BR |
fousp.descritor | Aprendizado Compartilhado | pt_BR |
fousp.descritor | Comunicação Multidisciplinar | pt_BR |
fousp.descritor | Comunicação Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Documentos Textuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-book Revisão Sistemática da Ideia à Submissão.pdf | 12,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.