Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Universidade de São Paulo - USP | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Luciana | - |
dc.contributor.author | Haddad, Ana Estela | - |
dc.contributor.author | Zilbovicius, Celso | - |
dc.contributor.author | Carrer, Fernanda Campos de Almeida | - |
dc.contributor.author | Skelton-Macedo, Mary Caroline | - |
dc.contributor.author | Coto, Neide Pena | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T20:03:12Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T20:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Correa, L. et al. Interação: reduzindo distâncias. Relatos das experiências didáticas dos docentes da FOUSP no ensino de graduação durante a pandemia de COVID-19. São Paulo: FOUSP, 1a ed, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/130 | - |
dc.description | Relato de experiências docentes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FOUSP | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | FOUSP | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 1;1 | - |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | graduação | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.title | Interação: reduzindo distâncias | pt_BR |
dc.title.alternative | Relatos das experiências didáticas dos docentes da FOUSP no ensino de graduação durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
usp.autorprincipal.email | lcorrea@usp.br | pt_BR |
fousp.description.notes | Capa, preparação do texto e diagramação: Profa Luciana Correa | pt_BR |
fousp.format.color | Colorido | pt_BR |
fousp.format.original | Digital | pt_BR |
fousp.publisher.local | Brasil | pt_BR |
fousp.resumo | Reunir a experiência docente sem perder a magnitude do contexto de criação do processo de ensino-aprendizagem é uma tarefa difícil. Os momentos de inspiração, dedicação e compromisso investidos nas experiências didáticas são únicos, por vezes solitários e quase sempre anônimos. Essas características, mais exacerbadas no período da pandemia de COVID-19, inspiraram o GADt - Grupo de Apoio Didático-tecnológico a dar voz aos professores, dedicando-lhes esse e-book como forma de registrar seu empenho em romper as barreiras de comunicação impostas naquele período. São registros que mostram o “Ter Ação” ou a “In-Ter-Ação” adotados pelos professores, que determinaram uma atmosfera de empatia e engajamento para com os alunos. Essa coletânea de textos foi inspirada nas narrativas feitas pelos professores durante ciclos de discussão online estabelecidos com o GADt acerca do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. A criatividade e o compromisso demonstrados por alguns colegas ensejou a criação de um formulário online pelo qual os docentes puderam compartilhar, de forma mais detalhada, seus modelos de ensino-aprendizagem aplicados à graduação. Esses relatos foram, então, reunidos e categorizados em capítulos temáticos, originando a presente obra. O primeiro capítulo, “Novas estratégias nas práticas laboratoriais”, é composto por três experiências distintas, inéditas, vivenciadas pelas áreas de Prótese, Dentística e Patologia Geral; essas experiências detalham as adaptações e os novos modelos didáticos empregados para prática odontológica laboratorial online. O segundo capítulo, “Recursos educacionais online e metodologias ativas”, reúne descrições de conteúdo, metodologias e material instrucional criativos e que colocaram o aluno como eixo central no processo de ensino-aprendizagem; foram desenvolvidos pelas áreas de Cirurgia, Clínica Integrada, Dentística, Odontologia Social e Biomateriais. A terceira seção “Comunicação online e interação professor-aluno-paciente”, é dedicada à descrição de iniciativas que incrementaram, de forma inovadora, a comunicação entre os atores envolvidos no ensino odontológico durante a pandemia, as quais foram implementadas nas áreas de Odontopediatria e Prótese Bucomaxilofacial. O quarto capítulo, “Adaptação do conteúdo presencial para online”, registra as opiniões das áreas de Radiologia e Prótese quanto à migração do conteúdo presencial para o online. Por fim, o capítulo, “Estratégias de avaliação aplicadas ao ensino online”, é dedicado a inspirar outras formas de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, a partir das experiências relatadas pelas áreas de Odontologia Social, Odontopediatria, Patologia Geral e Dentística. A última seção, “Ensino-aprendizagem no período pós-pandemia e comentários finais”, de autoria do próprio GADt, contém uma sequência de sugestões aos docentes da FOUSP de como aplicar, nas aulas presenciais, os conteúdos, as metodologias e as estratégias didáticas desenvolvidos na pandemia. Os comentários finais são dedicados a enfatizar os principais legados que todas essas narrativas imprimiram na docência da FOUSP. O conteúdo compartilhado pelos professores inspirou o GADt a complementar o material com informações pontuais acerca de conceitos, significados, teorias, modelos, metodologias, dicas e opiniões sobre temas relacionados à docência, pedagogia e didática. Assim, em todos os textos foram inseridos pequenos “flashes” de conteúdo, denominados “GADt Informa”, contendo apontamentos e bibliografia especializada na área do ensino. Reduzindo distâncias pela “In-Ter-Ação” - é disso que se trata o presente ebook. | pt_BR |
fousp.descritor | ensino | pt_BR |
fousp.descritor | graduação | pt_BR |
fousp.descritor | educação | pt_BR |
fousp.descritor | educação a distância | pt_BR |
fousp.descritor | Odontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Documentos Textuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EBook Docentes2.pdf | 21,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.