Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/33
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRAMOS, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa-
dc.contributor.authorFUJINO, Asa-
dc.date.accessioned2016-06-02T19:54:45Z-
dc.date.available2016-06-02T19:54:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/33-
dc.description.abstractThe article deals with the challenges to be faced for insertion of the Scientific Information Networks in the teaching-learning processes in Virtual Environment. It is based on exploratory study guided in the collaborative network of information model and adopted, as a case study, the Network VHL - Virtual Library in Dentistry Health Brazil. It was assumed that the Network, currently consists of 17 university libraries, can, in addition to the support for scientific development, act as one of the pillars in qualified teaching-learning process in specialized areas, but requires new positioning of librarians professionals involved in network management and in design of the Distance courses. The results show that despite the great potential for support of activities of virtual Teaching-Learning activities in the framework of knowledge area, the insertion of VHL Network Dentistry in virtual learning environments still shows less effective. It was found that lack an innovation culture, as well as a strategic planning, both by the institutions such as the libraries, for the formulation and implementation of innovation policy related to five fundamental aspects: : a) the conception of networks as a process of teaching-learning guided in the construction and not the reproduction of knowledge, combined with an understanding of the communication potential of virtual learning environments; b) the use of insertion potential of scientific information networks and the appropriation of its fundamental aspects having the virtual environments such as a collaboration and authorship spaces; c) a vision of a librarian professional that leads to the construction of formative proposals, attending to the contribution of the perspective of the online experience as more of a production channel and dissemination of information; d) the integration of the subjects that act on virtual learning environments; e) definition of institutional policies for teaching-learning in virtual environments that are designed in a collaborative way considering the need for infrastructure and trained personnel to act in these new environments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociedade em Rede. Redes de Informação Científica. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação a Distância. Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil.pt_BR
dc.subjectNetwork Society. Scientific Information Networks. Virtual Learning Environment. Distance Education. Virtual Library in Dentistry Health Brazil.pt_BR
dc.titleDESAFIOS PARA INSERÇÃO DAS REDES DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAISpt_BR
dc.typeArticlept_BR
usp.autorprincipal.emaillveronica28@gmail.compt_BR
usp.autorprincipal.nusp2429075pt_BR
fousp.description.notesTrabalho publicado nos Anais do XVI ENANCIB - 2015pt_BR
fousp.publisher.localBrasilpt_BR
fousp.resumoO artigo trata dos desafios a serem enfrentados para inserção das Redes de Informação Científica nos processos de ensino-aprendizagem em Ambiente Virtual. Baseia-se em estudo exploratório pautado no modelo de rede colaborativa de informação e adotou-se, como estudo de caso, a Rede BVS - Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil. Partiu-se do pressuposto que a Rede, atualmente composta por 17 bibliotecas universitárias, pode, além do apoio ao desenvolvimento científico, atuar como um dos pilares no processo de ensino-aprendizagem qualificado em áreas especializadas, mas requer novo posicionamento dos profissionais bibliotecários envolvidos na gestão de redes e na concepção dos cursos à Distância. Os Resultados mostram que, apesar do grande potencial para apoio à atividades de Ensino-Aprendizagem virtual no âmbito da área de conhecimento, a inserção da Rede BVS Odontologia nos ambientes virtuais de aprendizagem ainda se mostra pouco efetiva. Verificou-se que falta uma cultura de inovação, bem como planejamento estratégico, tanto por parte das instituições como das bibliotecas, para a formulação e implementação de política de inovação relacionada a cinco aspectos fundamentais: a) a concepção de redes como um processo de ensino-aprendizagem pautado na construção e não na reprodução do conhecimento, aliada a um entendimento do potencial comunicacional dos ambientes virtuais de aprendizagem; b) o aproveitamento do potencial de inserção das redes de informação científica e a apropriação de seus aspectos fundamentais, tendo os ambientes virtuais como espaços de colaboração e autoria; c) uma visão do profissional bibliotecário que leve à construção de propostas formativas, atentando para a contribuição da perspectiva da experiência on-line como mais um canal de produção e disseminação da informação; d) a integração dos sujeitos que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem; e) definição de políticas institucionais para ensino-aprendizagem em ambientes virtuais que sejam concebidas de forma colaborativa, considerando a necessidade de infraestrutura e pessoal capacitado para atuação nesses novos ambientes.pt_BR
Aparece nas coleções:Documentos Textuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIA_TRABALHO ENANCIB 2015_CORRIGIDO_11deagosto2015.pdf628,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.