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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Renata Ferreira, MONTORIL, Jaqueline Montoril-
dc.contributor.authorHADDAD, Ana Estela, SKELTON-MACEDO, Mary Caroline-
dc.date.accessioned2015-10-14T11:17:35Z-
dc.date.available2015-10-14T11:17:35Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/21-
dc.descriptionO Núcleo de Teleodontologia (NTO) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP tem como objetivo integrar ensino e serviço, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Na pós-graduação, a Disciplina de Teleodontologia, aplicando a aprendizagem por projetos, proporcionou a experiência de desenvolver-se um aplicativo para smartphones e tablets que contém vídeos educacionais com técnicas de fisioterapia para auxiliar no combate às dores orofaciais e cefaleias de origem tensional. São técnicas simples, de fácil aprendizagem, para serem aplicadas pelo público-alvo em si mesmo. Foram ensinados os seguintes exercícios: relaxamento da musculatura facial por aplicação de calor, seguido de exercícios de massoterapia intra e extra-bucal nos masseteres; alongamento horizontal e vertical das fibras massetéricas de ambos os lados da face e exercício de bochecho de água quente bilateral antes de dormir e ao acordar. O objetivo deste bochecho quente é de relaxar a musculatura interna bucal. Por fim, foi ensinado para fazer bochecho de ar entre os dentes todas as vezes que a pessoa perceber que está apertando os dentes durante o dia. Para perceber este ato, foi ensinado espalhar figuras repetidas em todos os seus objetos pessoais, como mecanismo de associação. Caso esteja apertando os dentes, ao olhar a figura lembrará de fazer o bochecho de ar. O último exercício ensinado foi para os casos de cefaleia tensional. A pessoa foi orientada com o vídeo a realizar a auto-massagem na região de cervical posterior e trapézio bilaterais. O público alvo são pessoas de diversas regiões que apresentem esses sintomas e profissionais de diversas áreas de atuação interessados no tema. O interesse em desenvolver algo multidisciplinar foi a intenção da realização destes vídeos com os temas propostos acima, desejando que demais profissionais possam utilizar do recurso do ensino à distância como ferramenta de excelência na propagação de conhecimentos e como forma de aprendizagem. A aplicativo será disponibilizado gratuitamente para plataforma Android e iOS e pode ser testado baixando-se o pré-aplicativo no celular por QR Code. As áreas de navegação contam com as seguintes páginas: Sobre; Link para fanpage da Rede Social Facebook, na qual pode-se acrescentar informações, imagens, dicas e links; Contato, com informações sobre a Instituição de Ensino; Dúvidas, para interagir com o público-alvo; e, Vídeos, linkada com um canal de vídeos do Youtube, no qual estão depositados vídeos educativos com as técnicas propostas. A validação das informações foi realizada pela equipe do Núcleo de Teleodontologia e os alunos da disciplina. A opção pela informação de conteúdos por meio de aplicativo para tecnologia móvel atende à divulgação recente de que o número de linhas de celulares no país ultrapassou a marca de 272 milhões, com 35,6 milhões de unidades vendidas no Brasil em 2013 (abril, 2014) demonstrando ser a tecnologia mais inclusiva de que se dispõe na atualidade. Observando-se a facilidade de se construir o aplicativo e seu aspecto inclusivo, conclui-se que é um veículo de informação poderoso que deve ser estudado e para o qual se deve investir na construção de conteúdos educacionais de saúde geral e bucal.pt_BR
dc.description.abstractO Núcleo de Teleodontologia (NTO) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP tem como objetivo integrar ensino e serviço, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Na pós-graduação, a Disciplina de Teleodontologia, aplicando a aprendizagem por projetos, proporcionou a experiência de desenvolver-se um aplicativo para smartphones e tablets que contém vídeos educacionais com técnicas de fisioterapia para auxiliar no combate às dores orofaciais e cefaleias de origem tensional. São técnicas simples, de fácil aprendizagem, para serem aplicadas pelo público-alvo em si mesmo. Foram ensinados os seguintes exercícios: relaxamento da musculatura facial por aplicação de calor, seguido de exercícios de massoterapia intra e extra-bucal nos masseteres; alongamento horizontal e vertical das fibras massetéricas de ambos os lados da face e exercício de bochecho de água quente bilateral antes de dormir e ao acordar. O objetivo deste bochecho quente é de relaxar a musculatura interna bucal. Por fim, foi ensinado para fazer bochecho de ar entre os dentes todas as vezes que a pessoa perceber que está apertando os dentes durante o dia. Para perceber este ato, foi ensinado espalhar figuras repetidas em todos os seus objetos pessoais, como mecanismo de associação. Caso esteja apertando os dentes, ao olhar a figura lembrará de fazer o bochecho de ar. O último exercício ensinado foi para os casos de cefaleia tensional. A pessoa foi orientada com o vídeo a realizar a auto-massagem na região de cervical posterior e trapézio bilaterais. O público alvo são pessoas de diversas regiões que apresentem esses sintomas e profissionais de diversas áreas de atuação interessados no tema. O interesse em desenvolver algo multidisciplinar foi a intenção da realização destes vídeos com os temas propostos acima, desejando que demais profissionais possam utilizar do recurso do ensino à distância como ferramenta de excelência na propagação de conhecimentos e como forma de aprendizagem. A aplicativo será disponibilizado gratuitamente para plataforma Android e iOS e pode ser testado baixando-se o pré-aplicativo no celular por QR Code. As áreas de navegação contam com as seguintes páginas: Sobre; Link para fanpage da Rede Social Facebook, na qual pode-se acrescentar informações, imagens, dicas e links; Contato, com informações sobre a Instituição de Ensino; Dúvidas, para interagir com o público-alvo; e, Vídeos, linkada com um canal de vídeos do Youtube, no qual estão depositados vídeos educativos com as técnicas propostas. A validação das informações foi realizada pela equipe do Núcleo de Teleodontologia e os alunos da disciplina. A opção pela informação de conteúdos por meio de aplicativo para tecnologia móvel atende à divulgação recente de que o número de linhas de celulares no país ultrapassou a marca de 272 milhões, com 35,6 milhões de unidades vendidas no Brasil em 2013 (abril, 2014) demonstrando ser a tecnologia mais inclusiva de que se dispõe na atualidade. Observando-se a facilidade de se construir o aplicativo e seu aspecto inclusivo, conclui-se que é um veículo de informação poderoso que deve ser estudado e para o qual se deve investir na construção de conteúdos educacionais de saúde geral e bucal.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Telessaúde/Teleodontologia - CPDigi, FOUSPpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFOUSPpt_BR
dc.subjectdor cervicalpt_BR
dc.subjectATMpt_BR
dc.subjectmobilept_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleAplicativo sobre Dores Cervicais e de ATM para celulares e tabletspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
usp.autor.externoRenata Ferreira de Oliveirapt_BR
usp.autorSkelton-Macedo MC. NUSP1517450; FOUSP; Dept Dentística; Professora-doutorapt_BR
usp.autorprincipal.emailmary@usp.br; marycskelton@gmail.compt_BR
usp.autorprincipal.nusp1517450pt_BR
fousp.format.colorColoridopt_BR
fousp.format.originalDigitalpt_BR
fousp.publisher.localSão Paulo, SPpt_BR
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