Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/23
Título: Portfólios de aprendizagem em Rede Social
Autor(es): SKELTON-MACEDO, Mary Caroline; ANTONIAZZI, João Humberto
Palavras-chave: portfolio;educação;educação odontológica;EaD;Odontologia
Data do documento: Ago-2014
Editor: FOUSP
Resumo: A eficiência da construção de portfólios como registros de aprendizagem é incontestável na literatura pertinente. Ainda existem alguns receios por parte do cirpo docente quanto a forma de avaliação desse tipo de registro e o feedback constante ao aluno, que se mostra atividade interativa necessária e aliada para que o aluno compreenda seu desempenho e auxilie como agente beneficiado diretamente. Inúmeros podem ser os formatos de entrega dos portfólios: arquivos de texto; de slides; vídeos de relatórios; sites; e, páginas wiki, por exemplo. Seguindo a atualidade das comunicações, duas ferramentas interessantes podem ser empregadas: o modelo trasnmedia storytelling, que é a aplicação de diversos formatos para a comunicação de conteúdos (ex: no arquivo de texto inclui-se uma entrada para vídeo por link direto ou código para celular) e o uso das Redes Sociais para a construção do Protfolio, podendo as duas ferramentas serem utilizadas conjuntamente (Redes Sociais com inclusão de vídeos, arquivos de texto, páginas wiki e etc). Para se estudar a Rede Social Facebook para a construção do portfólio foi construída uma página de perfil pessoal (pode-se construir também na forma de fanpage para opções em que se construa a página colaborativamente) com o título de Portfolio e ali foram sendo descritas as atividades das Disciplinas de Teleodontologia e Docência Universitária. Todas as formas de inserçãoo de mídas foram testadas (links, fotos, vídeos e postagens). Levando-se em consideração o fato dos alunos dominarem o uso das Redes Sociais no dia-a-dia e a oportunidade da construção como linha de tempo das atividades, o portfólio pode ser bem estruturado e apresentado com facilidade de visualização por todos os atores, lembrando que a página pode ser ocultada também. Outra interessante oportunidade é de se obter o registro em papel, caso os professores prefiram: basta construir o Social Book a partir de uma página do Facebook, permitindo assim o registro físico dos conteúdos armazenados (só para a opção de página de perfil). Cobclui-se que a construção do portfólio de aprendizagem pode ser realizada em Redes Sociais, tipo Facebook, com vantagens na construção facilitada pela linha do tempo e acréscimo de informações sob variados formatos (vídeos, fotos, textos, códigos, links e etc). Outras vantagens para este tipo de formatação é a rapidez da publicação, permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento do trabalho, e o domínio que o aluno tem sobre a ferramenta. Ainda é possível que se registre fisicamente todo o trabalho pela construção de um Social Book para a opção de construção individual por página de perfil.
Descrição: A eficiência da construção de portfólios como registros de aprendizagem é incontestável na literatura pertinente. Ainda existem alguns receios por parte do cirpo docente quanto a forma de avaliação desse tipo de registro e o feedback constante ao aluno, que se mostra atividade interativa necessária e aliada para que o aluno compreenda seu desempenho e auxilie como agente beneficiado diretamente. Inúmeros podem ser os formatos de entrega dos portfólios: arquivos de texto; de slides; vídeos de relatórios; sites; e, páginas wiki, por exemplo. Seguindo a atualidade das comunicações, duas ferramentas interessantes podem ser empregadas: o modelo trasnmedia storytelling, que é a aplicação de diversos formatos para a comunicação de conteúdos (ex: no arquivo de texto inclui-se uma entrada para vídeo por link direto ou código para celular) e o uso das Redes Sociais para a construção do Protfolio, podendo as duas ferramentas serem utilizadas conjuntamente (Redes Sociais com inclusão de vídeos, arquivos de texto, páginas wiki e etc). Para se estudar a Rede Social Facebook para a construção do portfólio foi construída uma página de perfil pessoal (pode-se construir também na forma de fanpage para opções em que se construa a página colaborativamente) com o título de Portfolio e ali foram sendo descritas as atividades das Disciplinas de Teleodontologia e Docência Universitária. Todas as formas de inserçãoo de mídas foram testadas (links, fotos, vídeos e postagens). Levando-se em consideração o fato dos alunos dominarem o uso das Redes Sociais no dia-a-dia e a oportunidade da construção como linha de tempo das atividades, o portfólio pode ser bem estruturado e apresentado com facilidade de visualização por todos os atores, lembrando que a página pode ser ocultada também. Outra interessante oportunidade é de se obter o registro em papel, caso os professores prefiram: basta construir o Social Book a partir de uma página do Facebook, permitindo assim o registro físico dos conteúdos armazenados (só para a opção de página de perfil). Cobclui-se que a construção do portfólio de aprendizagem pode ser realizada em Redes Sociais, tipo Facebook, com vantagens na construção facilitada pela linha do tempo e acréscimo de informações sob variados formatos (vídeos, fotos, textos, códigos, links e etc). Outras vantagens para este tipo de formatação é a rapidez da publicação, permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento do trabalho, e o domínio que o aluno tem sobre a ferramenta. Ainda é possível que se registre fisicamente todo o trabalho pela construção de um Social Book para a opção de construção individual por página de perfil.
URI: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/23
Aparece nas coleções:Documentos Textuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABENO 2014 painel portfolio.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.