Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/41
Título: CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS
Autor(es): Cesar, Paulo Francisco
Palavras-chave: Materiais Indiretos;Cerâmicas
Data do documento: 2018
Resumo: As cerâmicas podem ser definidas como materiais compostos por uma combinação de elementos metálicos (Al, Ca, Li, Mg, K, Na, Zr, Ti) e não metálicos (O, Si, B, F). Quando comparadas aos outros materiais usados nas técnicas indiretas (metais e resinas compostas), as cerâmicas apresentam vantagens que explicam a sua crescente popularidade. A sua capacidade de reproduzir os complexos fenômenos ópticos observados na estrutura dental (fluorescência, opalescência, translucidez, opacidade, etc.) é considerada excelente quando comparada a outros materiais estéticos. Outra vantagem é o fato de ser o material mais biocompatível para se realizar restaurações dentárias. Esta característica está intimamente relacionada com sua capacidade de manter a cor e a textura por períodos prolongados, apresentando alta estabilidade química e alta resistência à abrasão, principalmente em relação às resinas compostas. Entretanto, algumas características indesejáveis impedem o uso irrestrito das cerâmicas odontológicas, como por exemplo a sua baixa tenacidade à fratura, que é aproximadamente 10 vezes menor do que a tenacidade dos metais. Isto significa que, quando utilizadas em aplicações estruturais (por exemplo, próteses fixas), apresentam grande risco de sofrer fratura catastrófica. Outro problema relacionado a esse tipo de restauração é o alto potencial de desgastar o esmalte do dente antagonista, principalmente quando a sua superfície se encontra rugosa, e quando o paciente apresenta hábitos parafuncionais como bruxismo. Este capítulo propõe uma classificação das cerâmicas odontológicas em quatro grupos que serão apresentados a seguir: 1) porcelanas; 2) vitro-cerâmicas; 3) compósitos; e 4) cerâmicas policristalinas. Para cada um desses grupos, serão abordados os seguintes aspectos principais: a) microestrutura; b) métodos de processamento; e c) uso clínico. Ao final do capítulo será feita uma análise comparativa das propriedades gerais dos quatro grupos apresentados.
URI: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/41
URL original: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/321282/mod_resource/content/0/2-Cer%C3%A2micas-2006-Texto-Colunas.pdf
Aparece nas coleções:Documentos Textuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto Complementar Cerâmicas.pdf50,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.